☰ SUMÁRIO

☰ APRESENTAÇÃO

Toda marca é um organismo vivo, com personalidade própria, linguagem e atributos. Para se estabelecer, ser reconhecida e distinguida das demais, é necessário integração, consistência e uniformidade em suas aplicações, diante do público e mercado de atuação.

Este manual é uma ferramenta para auxiliar na gestão da marca WebSan. Além da conceituação e contextualização da marca, você encontrará informações técnicas, normas e diretrizes para sua correta aplicação em diferentes mídias e meios de comunicação.

As instruções descritas neste manual não possuem um caráter limitador. Ao contrário, a intenção é ser um facilitador nas aplicações e economizar tempo na elaboração de peças que demandem maior execução criativa.

Cumprir estas recomendações é o primeiro passo para uma estratégia de marca unificada, zelando pelo alinhamento conceitual na implementação e no desenvolvimento de layouts. O cumprimento destas orientações é de grande relevância, visto que a marca é um patrimônio de alcance nacional e representa valores pelos quais consumidores, fornecedores, colaboradores e a sociedade reconhecem a WebSan.

Entendemos que não é possível contemplar todas as formas de utilização da marca neste manual. Por isso, a Agência WebSan coloca-se à disposição para análise e solução de aplicações não previstas neste documento.

☰ CONCEITO DA MARCA

Fundada em 22 de março de 2013, com o objetivo de trazer o melhor para nossos clientes proporcionando novas experiência para o seu negócio no mundo Online.

Por sua fácil pronúncia e assimilação, a sigla WebSan adquiriu, desde então, o caráter de nome da instituição. O primeiro símbolo gráfico da empresa apresentava vários quadrados simbolizando conexão entre pessoas e/ou empresas no mundo através da internet, atualmente o símbolo é representado por uma esfera com pontos interligados que simbolizam pessoas e/ou empresas se conectando por todo o mundo.

☰ GRID DE CONSTRUÇÃO

A consolidação de uma marca requer sempre o uso correto de todos os seus elementos. Para aplicar a marca da WebSan em qualquer meio, solicite sempre um arquivo eletrônico. Não tente redesenhá-la, pois você estará arriscando a qualidade da imagem do serviço.

Somente no caso de total impossibilidade de uso dos meios de reprodução eletrônica deverá ser utilizado o diagrama ao lado, no qual a retícula de módulos quadrados orienta na construção do símbolo e espacejamento do logotipo.

☰ ASSINATURA VISUAL

A marca deve ser aplicada em conformidade com o padrão e as normas deste manual.

A marca pode ocorrer em duas versões uma horizontal e outra vertical de uso preferencial.

O uso da versão vertical será indicado somente nas situações em que a versão horizontal apresentar dificuldades.

☰ VISÃO POSITIVA

A marca versão positiva será aplicada somente em fundo branco.

Deve-se sempre dar preferência ao uso da marca nas cores institucionais em fundo branco.

Caso não haja a possibilidade de utilização da marca positiva em cores, estão previstas as versões monocromáticas.

☰ VISÃO NEGATIVA

Deve-se sempre dar preferência ao uso da marca nas cores institucionais em fundo branco. No entanto, ela também poderá pocorrer em negativo.

Quando houver necessidade da aplicação de fundo em materiais impressos a 1 cor, o fundo utilizado deverá ser cinza (preto 70%).

☰ ÁREA DE PROTEÇÃO

Deve ser resguardado um espaço ao redor da marca, livre de interferência de outros elementos gráficos, para preservar sua integridade e legibilidade. A este espaço atribuímos o nome de “arejamento”.

O espaço mínimo recomendado de arejamento da marca é igual à altura da letra "N" do logotipo WebSan. Ou seja, para saber qual o arejamento mínimo da marca, meça a altura da letra "N" do logotipo WebSan. Esse valor é igual a "X", distância que determina o arejamento da marca.

☰ REDUÇÃO MÁXIMA

A redução demasiada de qualquer marca dificulta a sua leitura e o seu reconhecimento. No entanto, a determinação de limites de redução estará sujeita ao processo empregado, à qualidade do original utilizado e à qualidade de reprodução obtida.

Recomendamos como limite de redução da marca WebSan, para impressões em off set, as medidas especificadas ao lado. A sua redução além desse limite comprometerá a leitura da marca.

Em meios eletrônicos, a redução recomendada é de 200 px.

☰ FAMÍLIA TIPOGRÁFICA

A família tipográfica escolhida para a Identidade Visual foi Exotic BT, uma tipografia moderna e de boa legibilidade, podendo ser utilizada em Demi-Bold e Bold.

Foi utilizado também a família tipográfica Arial, uma tipografia formal para complementar a marca WebSan, podendo ser utilizada em Normal e Negrito.

O uso dessa família tipográfica está previsto também para aplicações nos demais textos (anúncios publicitários, cartas, endereços de papelaria institucional, títulos, textos de formulários e outros).

☰ GLOSSÁRIO

IDENTIDADE VISUAL: Conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto, ou um evento, personalizando-os, tais como um logotipo, um símbolo gráfico, uma tipografia, um conjunto de cores.

CMYK: Processo de impressão ou visualização de cor dividida pela mistura de cores aditivas: cyan, magenta, yellow e key (Azul, Vermelho, Amarelo e cor chave preto).

RGB: Red, Green, Blue (vermelho, verde, azul). Sistema de cores aditivas primárias utilizado pelos monitores de vídeo dos computadores e televisões.

MONOCROMIA: É quando usamos apenas uma cor no nosso trabalho.

PANTONE: Tabela universal de cores que associa cada tonalidade de cor a um código. Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.

POLICROMIA: Processo de impressão a várias cores.

RETÍCULA: Rede de pontos geralmente diminutos ou de traços que formam quadrículos, linhas ou quaisquer padrões regulares, traçada sobre vidro ou película transparente, que se usa em off-set, autotipia e heliogravura, para reprodução de originais a meio tom.

MALHA CONSTRUTIVA: Trama quadrangular que serve como base para a construção de qualquer arte que exija precisão.

TIPOGRAFIA: Arte e processo de criação e/ou utilização de símbolos relacionados aos caracteres ortográficos (letras) e paraortográficos (algarismos, sinais de pontuação etc.) para fins de reprodução.

☰ CORES RGB E HEX

As cores institucionais são aquelas definidas para a veiculação da identidade visual da empresa sendo o Azul e o Laranja.

Devem predominar tanto em materiais institucionais como promocionais.

Para uso em mídia eletrônica usar referências RGB e Hexadecimal.

☰ CORES CMYK

CMYK é um sistema de cores cuja sigla é formada pelas cores Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e Key (cor chave Preto).

O CMYK pode reproduzir todas as principais gama de cores existentes.

O CMYK funciona através de impressoras e fotocopiadoras para reproduzir uma grande parte das cores do espectro visível.

☰ CORES PANTONE

Pantone é um termo que significa “todas as cores”, tendo em vista que mescla os termos “pan” e “tom”. A escala foi desenvolvida pela empresa de mesmo nome, em 1963. Desde então, vem sendo utilizada como um padrão por todos os profissionais que trabalham com cores.

Dependendo da peça a ser confeccionada e da sua natureza como papel, cartão, película adesiva, metal, etc, poderão ser necessários outras referências de cores.

Caso não exista uma especificação estabelecida a conversão deverá ser feita por aproximação, tomando-se a escala Pantone como base para comparação.

☰ USOS INCORRETOS

A marca não deve ser alterada, seja nas suas cores, diagramação ou proporções. Ao lado figuram alguns erros comuns que podem ocorrer.

Comparando com a marca original, verifique os usos incorretos e se assegure de que a marca nunca seja alterada.

☰ VARIAÇÃO DE FUNDO

Sempre que for necessário aplicar a marca sobre fundos que prejudiquem de alguma forma a sua leitura (cores que não sejam as institucionais ou o cinza), o melhor recurso será a utilização de um box ou tarja branca de forma a preservar a sua leitura (item 3).

☰ APLICAÇÕES

Ilustração: Aplicação em cartão de visita.

Ilustração: Aplicação em placa externa.

Ilustração: Aplicação em crachá corporativo.

Ilustração: Aplicação em postagens para redes sociais.

☰ CONSIDERAÇÕES

Este guia é de consulta obrigatória para uso da marca WebSan em aplicações de caráter verbal e gráfico.

Para orientações de procedimentos em casos e situações pontuais não exemplificadas neste guia, consulte o time de Marca da WebSan.



Versão:
16/02/2022

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