☰ SUMÁRIO
Toda marca é um organismo vivo, com personalidade própria, linguagem e atributos. Para se estabelecer, ser
reconhecida e distinguida das demais, é necessário integração, consistência e uniformidade em suas aplicações,
diante do público e mercado de atuação.
Este manual é uma ferramenta para auxiliar na gestão da marca WebSan. Além da conceituação e contextualização
da marca, você encontrará informações técnicas, normas e diretrizes para sua correta aplicação em diferentes
mídias e meios de comunicação.
As instruções descritas neste manual não possuem um caráter limitador. Ao contrário, a intenção é ser um facilitador
nas aplicações e economizar tempo na elaboração de peças que demandem maior execução criativa.
Cumprir estas recomendações é o primeiro passo para uma estratégia de marca unificada, zelando pelo alinhamento
conceitual na implementação e no desenvolvimento de layouts. O cumprimento destas orientações é de grande
relevância, visto que a marca é um patrimônio de alcance nacional e representa valores pelos quais consumidores,
fornecedores, colaboradores e a sociedade reconhecem a WebSan.
Entendemos que não é possível contemplar todas as formas de utilização da marca neste manual. Por isso, a Agência
WebSan coloca-se à disposição para análise e solução de aplicações não previstas neste documento.
Fundada em
Por sua fácil pronúncia e assimilação, a sigla WebSan adquiriu, desde
então, o caráter de nome da instituição. O primeiro símbolo gráfico da
empresa apresentava vários quadrados simbolizando conexão entre
pessoas e/ou empresas no mundo através da internet, atualmente o símbolo é representado por uma esfera com pontos interligados que simbolizam pessoas e/ou empresas se conectando por todo o mundo.
IDENTIDADE VISUAL: Conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto, ou um evento, personalizando-os, tais como um logotipo, um símbolo gráfico, uma tipografia, um conjunto de cores.
CMYK: Processo de impressão ou visualização de cor dividida pela mistura de cores aditivas: cyan, magenta, yellow e key (Azul, Vermelho, Amarelo e cor chave preto).
RGB: Red, Green, Blue (vermelho, verde, azul). Sistema de cores aditivas primárias utilizado pelos monitores de vídeo dos computadores e televisões.
MONOCROMIA: É quando usamos apenas uma cor no nosso trabalho.
PANTONE: Tabela universal de cores que associa cada tonalidade de cor a um código. Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.
POLICROMIA: Processo de impressão a várias cores.
RETÍCULA: Rede de pontos geralmente diminutos ou de traços que formam quadrículos, linhas ou quaisquer padrões regulares, traçada sobre vidro ou película transparente, que se usa em off-set, autotipia e heliogravura, para reprodução de originais a meio tom.
MALHA CONSTRUTIVA: Trama quadrangular que serve como base para a construção de qualquer arte que exija precisão.
TIPOGRAFIA: Arte e processo de criação e/ou utilização de símbolos relacionados aos caracteres ortográficos (letras) e paraortográficos (algarismos, sinais de pontuação etc.) para fins de reprodução.
Ilustração: Aplicação em cartão de visita.
Ilustração: Aplicação em placa externa.
Ilustração: Aplicação em crachá corporativo.
Ilustração: Aplicação em postagens para redes sociais.
Este guia é de consulta obrigatória para uso da marca WebSan em aplicações de caráter verbal e gráfico.
Para orientações de procedimentos em casos e situações pontuais não exemplificadas neste guia, consulte o time de Marca da WebSan.
Versão:
16/02/2022
☰ COMPARTILHE